COMO NASCEU O GRUPO DESPORTIVO DE PENICHE…(III)

Ata da primeira reunião de direção do GDP

ACTA N.º 1

Aos vinte e sete dias do mês de Fevereiro de 1941, nesta Vila e numa Sala gentilmente cedida pelo Clube Recreativo Penichense, reuniu a Direcção do Grupo Desportivo de Peniche, sendo:

Presidente - Dr. Ernesto Moreira;

Vice-Presidente - Dr. João de Matos Bilhau;

Secretários -Francisco de Jesus Salvador e Francisco Petinga;

Tesoureiro - João Maria da Conceição;

e Vogais - Luís de Almeida e António Henriques Bolas.

Aberta a sessão, foi aprovado que as cores do Grupo Desportivo de Peniche fossem o vermelho e o preto por serem as cores do Concelho. Assim, para a equipa de futebol, adoptou-se calção preto e camisola vermelha com as letras do G.D.P., bordadas a preto, ao centro.

Aprovou-se também o distintivo apresentado pelo Ex. Sr. Dr. Ernesto Moreira, representado por um losango, tendo ao centro e a cortar um dos lados, um desenho estilizado de uma traineira tipo Peniche; na parte de cima, um atleta saltando em altura. Em baixo, as letras do G.D.P. entrelaçadas e por debaixo delas, uma bola. Ficou ainda resolvido abrir entre os sócios uma inscrição para uma aula de ginástica a funcionar durante o Verão no nosso campo de jogos, sob a Direcção do Ex. Sr. Dr. Ernesto Moreira. Resolveu-se, também, tornar obrigatória, aos jogadores de futebol, a frequência da aula de ginástica. Por não haver mais nada a tratar foi encerrada a mesa e para constar o que se passou, lavrou-se a presente acta que, depois de lida, vai ser assinada pelos presentes.

Nota: Assinaram João Maria da Conceição, Francisco de Jesus Salvador e António Henriques Bolas.

___

in "1941-2001" GDP - 60 anos de história" de Albertino das Neves

Um website emjogo.pt