COMO NASCEU O GRUPO DESPORTIVO DE PENICHE…(II)

Como primeiro acto, a Direcção então formada fez sair a seguinte circular:

“ Ex. Senhor,

Constituiu-se uma organização de Cultura Física, denominada Grupo Desportivo de Peniche, para a qual contribuíram com os seus haveres e boas-vontades os antigos Grupos Desportivos da Vila que, por essa razão e com acordo unânime, deixaram de existir.

Pretende esta Direcção reunir todas as pessoas que, no nosso meio, se interessarem apenas pela Cultura Física livre de exibicionismos, quer lhe agrade a prática de qualquer desporto com competição e espectáculo. Terão os Corpos Gerentes deste Grupo cuidado intenso e primordial com a educação moral que deve andar intimamente ligada ao desporto.

Não se preocuparão os mesmos Corpos Gerentes mais com um Desporto do que com qualquer outro, assim negando-se o direito de se antepor o Foot-Ball a outras modalidades desportivas, se bem que este possa e deva fazer parte do seu programa. Cuidará a Direcção do Grupo Desportivo de Peniche em primeiro lugar da Educação Física para, preparando dentro das suas possibilidades os novos, que de futuro poderão representar grandes elementos e cuidará com carinho, se para isso lhe forem deparados elementos, da cultura dos pequenos, possivelmente os nossos filhos. Criou por esse motivo uma classe especial de sócios a que deu o nome infantis com cotização mínima mensal de $50 e na qual se poderão inscrever os indivíduos de ambos os sexos até à idade de 14 anos. Os sócio ordinários pagarão mensalmente 1$50.

Trata-se como V. Exa. verá de uma tentativa honesta de fazer Cultura Física e Desporto com base e boa orientação. A V. Exa. nos dirigimos pedindo a vossa adesão a esta obra. Se concordais e confiais, preenchei o boletim junto.

Peniche, 30 de Janeiro de 1941

A Direcção :

PRESIDENTE Dr. Ernesto Moreira

VICE-PRESIDENTE Dr. João de Matos Bilhau

SECRETÁRIOS Francisco de Jesus Salvador e Francisco Petinga

TESOUREIRO João Maria da Conceição

VOGAIS Luís de Almeida e António Henriques Bolas”

___

in "1941-2001" GDP - 60 anos de história" de Albertino das Neves

Um website emjogo.pt